#5 DICAS VALIOSAS PARA O CUIDADO DOS CABELOS NO INVERNO

Atualizado: 5 de Jul de 2019

Olá! Sejam bem vindos ao nosso blog! Iremos estrea-lo falando sobre a estação mais aconchegante do ano: O inverno!

Que estação maravilhosa, não é mesmo?

Durante este período, tudo muda! Preferimos frequentar lugares fechados e acolhedores a áreas mais abertas, nosso paladar fica mais aguçado e escolhemos comidas que aquecem nosso corpo como os tradicionais caldos e o delicioso chocolate quente. Até mesmo nossa forma de se vestir torna-se mais elegante e apostamos em peças chaves da estação como as feitas de couro, tricô e tweed além de abusarmos dos blêizeres e das botinhas.

Viu como tudo muda? Citei apenas alguns exemplos da modificação que o inverno traz para o nosso dia a dia e não pense que é diferente na hora de cuidar dos nossos cabelos.

Existem mudanças que ocorrem devido a temperatura mais amena da estação e que não podem deixar de serem observadas para que você consiga manter suas madeixas saudáveis e lindas durante todo o ano. Afinal, faz toda diferença um cabelo bem tratado, não é mesmo?

Pensando em te ajudar a não abrir mão dos seus cuidados diários com os cabelos durante a estação mais fria do ano, separamos 5 dicas valiosas para o cuidado dos cabelos no inverno.


DICA 1- Não fique sem lavar os cabelos por muitos dias


Parece óbvio, mas não é tanto assim. Devido a diminuição da temperatura na temporada de inverno, deixamos de fazer algumas coisinhas para não passar frio, não é mesmo?

Pensa comigo: Quantas vezes você deixou para lavar as madeixas no outro dia porque estava frio demais? Já aconteceu com todo mundo. Tenho certeza! rs.

Apesar de suarmos pouco ou nada durante o inverno, nossa rotina de limpeza dos cabelos não pode ser reduzida para que não haja o acúmulo de sujeira no couro cabeludo e intensifique a queda, a diminuição do crescimento dos cabelos e a proliferação de fungos.

Não existe uma padronização de quanto em quantos dias devemos lavar os cabelos. A periodicidade irá depender de cada tipo de fio. No entanto, o que quero destacar aqui é que você não deve deixar de fazer a sua higienização periódica como de costume por preguiça. Porque convenhamos, né? O frio também traz consigo todo um aconchego, mas também aquela preguicinha rs


DICA 2 – Utilize touca térmica na sua hidratação


Tudo o que queremos é que nossos cabelos continuem sedosos e hidratados sem que a gente precise passar frio para isso.

Na nossa Dica 1, falamos sobre a importância da periodicidade de lavagem dos cabelos. Porém, sabemos que para manter um cabelo impecável é preciso mais que a simples lavagem.




Precisamos hidrata-lo, restaura-lo, protege-lo das alterações climáticas, fazer uma boa umectação (se for preciso), dentre outros processos. E para isso precisamos investir tempo para que os produtos possam agir no período estimado.

Por exemplo, numa hidratação sem touca térmica, ficamos com o produto agindo em nosso cabelo por média de 20 a 30 minutos. Utilizando a touca, reduzimos praticamente metade do tempo de ação. Isso é maravilhoso, não é mesmo? Quanto menos o tempo de ação, mais rápido finalizamos cada processo.

Mas atenção! Ao utilizar, evite lugares com contato direto com a friagem. Procure separar um lugar fechado, longe do contato com o frio a fim de evitar problemas de saúde como resfriados ou até mesmo um choque térmico.

Separe um bom local, não deixe por muito tempo e aguarde esfriar um pouco a temperatura do cabelo antes de enxagua-lo.


DICA 3 – Lave os cabelos com água fria a morna


A maior dificuldade para manter os cabelos sempre bem tratados no inverno é sem dúvidas por causa da temperatura da água.



Não é segredo para ninguém que água quente faz muito mal para os cabelos. Isso ocorre porque ela remove uma camada protetora do couro cabeludo, aumentando a produção sebácea e estimulando a formação de fungos, além de deixar a extensão dos fios super ressecadas.

Que horrível, não é mesmo? E pra piorar ainda mais, a produção de fungos deixa um odor nada agradável em nossas madeixas.

Por isso, nossa DICA 3 é para que você lave os cabelos com água fria. Se estiver realmente impossível de fazer a lavagem dessa forma, lave com ela levemente morna. Afinal de nada valerá ter cabelos lindos e ficar doente, concordam? Não é que queremos.

Então, no máximo a temperatura levemente morna, combinado?


DICA 4 – Utilize Protetores Capilares Térmicos




É praticamente impossível sair com os cabelos molhados no inverno como fazemos no verão. Aliás, não é nem um pouco aconselhável e muito perigoso tendo em vista as tradicionais doenças invernais que podem ser acarretadas pela umidade. Por isso, não abrimos mão dos secadores e das chapinhas para garantir aquele cabelo sequinho e sedoso.

No entanto, esse cabelo tão belo pode esconder um cabelo extremamente danificado pelo uso excessivo desses aparelhos.

Este estrago é ocorrido por causa da alta temperatura que utilizamos para a secagem mais rápida, ocorrendo o mesmo processo de quando lavamos com a água quente conforme falamos na DICA 3.

Mas, não precisa se desesperar! Não será necessário esperar horas para a secagem natural dos cabelos, não. Basta utilizar um bom PROTETOR TÉRMICO que blindará seus fios durante o processo com o secador e alinhamento com a chapinha.


5- FINALIZE SEU TRATAMENTO COM CHAVE DE OURO



Todo seu empenho para ter cabelos nutridos e saudáveis não será completo se você não fizer uma excelente finalização a fim de promover o fechamento das cutículas capilares e a hidratação dos fios. Por isso, não abra mão de investir em finalizadores capilares de alta qualidade.

Aqui na Absolute Cosméticos, temos excelentes produtos para diversos tipos de cabelo como por exemplo nosso Finish Gloss Térmic, Finish Blond Effect para cabelos loiros e o Ativador de Cachos Curly Activator Nutrition para cabelos cacheados, além de vários outros finalizadores de excelente qualidade para você fechar com chave de ouro o seu processo capilar e arrasar com seus cabelos sedosos e hidratados. Como diz o ditado popular:

“O cabelo é a moldura do rosto”

Então, sempre invista nele!

Essas foram nossas 5 dicas para você manter os cuidados com os seus cabelos no inverno. Esperamos que tenham gostado delas e aproveitem a variedade de produtos que temos para você sempre manter seus cabelos lindos e saudáveis.

Quer saber mais sobre nossa linha de hidratação? Clique AQUI e fique por dentro de tudo.

194 visualizações1 comentário