A prática de Ioga: Conheça alguns benefícios dessa prática


Olá! Hoje iremos falar sobre esse método de relaxamento e consciencialização do eu interior que vem crescendo demais na atualidade.


Um dos principais motivos dessa procura pelos brasileiros é a busca pelo equilíbrio, combatendo a ansiedade que é muito alta na maioria de nós e consequentemente o estresse que em alto nível é capaz de nos trazer diversas doenças como o infarto, derrame, câncer, dentre outras.


Segundo a Revista Brasileira de Medicina e Família e Comunidade (RBMFC), estudos com praticantes de Yoga mostram redução do estresse psicológico e das doenças cardiovasculares.


A ioga é um exercício físico e meditativo originário da Índia e, segundo a Revista Exame, já possui mais de 500 mil praticantes no Brasil.


Exemplos de pessoas públicas que são praticantes da ioga são a Luciana Gimenez, a Fernanda Lima e a Gisele Bundchen.


Como o ioga age no nosso organismo?


Segundo estudos, a respiração correta possibilita que nossos batimentos cardíacos fiquem mais estáveis. A educação na forma de respirar que a ioga orienta com seu estilo de meditação, nos faz ficar mais relaxados e há uma constância na variabilidade cardíaca, fazendo com que a parte racional do nosso cérebro se expanda.


Além disso, ela nos proporciona mais equilíbrio emocional, relaxamento e calma não somente através da respiração correta, mas também pelos alongamentos que são característicos da ioga.


Alguns Benefícios da Ioga de Forma Mais Detalhada


  • RELAXAMENTO:

Com o correto controle da respiração o ioga proporciona a diminuição a diminuição do sangue por todo corpo, até mesmo nos órgão genitais e intestino. Isso possibilita uma leve queda da pressão arterial e consequentemente traz o relaxamento.


  • EQUILÍBRIO:

A ioga nos ensina a termos consciência corporal, a realizarmos movimentos diferentes dos que estamos acostumados, realinhar posições corporais como má postura adquiridas sem que percebamos no dia a dia, a termos mais controle sobre nosso corpo e mais independência nas nossas atividades diárias.


  • CONTROLE DO SISTEMA NERVOSO:

Estudos revelam que é possível controlar o sistema nervoso através da ioga. Praticantes mais experientes e que mergulharam nessa prática conseguiram até mesmo controlar suas batidas cardíacas e aquecer seu corpo. Mas isso é para outro nível, não é mesmo? Que quiser saber mais sobre o assunto, clique aqui após a leitura deste post.


  • TRAZ FELICIDADE:

Siim! A prática de ioga pode te trazer sensações de felicidade. Isso porque ela age na parte pré frontal do nosso cérebro aumentando os níveis de serotonina e diminuindo o cortisol sanguíneo.


  • DIMINUI A TENSÃO DOS MÚSCULOS:

É fato que quando estão tensos ou até mesmo mantendo uma má postura, nossos músculos ficam mais enrijecidos. Os exercícios corporais realizados na ioga proporciona um relaxamento muscular que nos deixa mais flexíveis e gradualmente com menos dores no corpo.


  • UM SONO DE QUALIDADE:

Devido ao relaxamento, a concentração e o a diminuição dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, é normal que praticantes de ioga tenham um sono de melhor qualidade. Então se você tem problemas com a insônia, que tal começar a prática de ioga?


São inúmeros os benefícios do ioga para seus praticantes.

Estamos tão preocupados com o que fazer e como fazer no nosso dia a dia que esquecemos de parar para entender nosso corpo e nossa mente. A ioga te ajudará a entender o funcionamento do seu corpo, a se descobrir e a se entender. Consequentemente você irá se entender melhor fisicamente e mentalmente.


Gostou de conhecer mais sobre os benefícios do ioga? De mais, não é mesmo?

Se você pratica ou já praticou essa atividade, conte-nos um pouco sobre sua experiência e se não, que tal conhecer um pouco mais? A ioga só tem boas experiências para nos acrescentar.


0 visualização