Aprenda a Escolher o Shampoo Ideal Para o Seu Cabelo



Durante muito tempo acreditava-se que o shampoo era feita com uma única formulação e função específica: a de apenas limpar o couro cabeludo e os fios. Mas com o decorrer dos anos vimos a indústria cosmética evoluir e fabricar shampoos com formulações que também dão início a um tratamento capilar.


Diante disso, vamos conhecer sobre alguns componentes que estão sempre presentes na maioria das formulações de shampoos para você já saber identificar o que realmente faz bem para o seu cabelo.


SULFATO


Muito utilizado na indústria cosmética, ele tem alto poder de limpeza. Algumas marcas alegam não o utilizarem, já que ele agride ao couro cabeludo. Mas não é bem assim que acontece. Tudo depende da composição geral do shampoo e dos princípios ativos dele.


É tão bom a sensação de limpeza do couro cabeludo após a lavagem, não é mesmo? Então. O sulfato é importantíssimo para esse resultado. Claro, ele em excesso, causa o ressecamento. Então lave somente a quantidade de vezes necessárias e com shampoo com princípios ativos específicos às necessidades do seu cabelo.


PARABENOS


É um tipo de conservante barato utilizado em grande parte da indústria cosmética. Você o reconhece com algumas denominações de fórmula com etil parabeno, metil parabeno, butil parabeno, isobutilparabeno...


Ele é perigoso devido ao seu potencial em desenvolver processos alérgicos nas pessoas e também existem estudos que dizem que esse componente é capaz de alterar os nossos níveis hormonais e trazer muitos problemas a nossa saúde.

Fique tranquilo! Pensando sempre na sua saúde, aqui na Absolute a fabricação dos shampoos são livres de parabenos! ;)


São derivados do petróleo como o óleo mineral, a vaselina e a parafina. Por ser ativos baratos, são também muito utilizados na indústria cosmética, em especial a de produtos mais populares. O que esse ativo faz é dar uma espécie de maquiagem nos cabelos, proporcionando brilho e uma certa emoliência.


O ruim desses ativos é que eles fazem um depósito ao redor dos fios formando uma barreira e evitando que outros ativos penetrem no interior dos cabelos.

Com o tempo eles impedem que o cabelo receba os nutrientes necessários que vêm de fora dos fios e por isso necessitam ser removidos. O sulfato faz um excelente trabalho para essa remoção.


Então tome bastante cuidado ao comprar produtos com essa composição!



Para identificar o shampoo ideal para o seu cabelo é necessário que você conheça, primeiramente, a composição da fibra capilar, das necessidades dela, como é composto o couro cabeludo e tudo que abrange genericamente a saúde de qualquer tipo de fio. Isso é ideal para você identificar as necessidades dele e evitar de gastar com produtos que não irão contribuir para a vida saudável do seu cabelo.


Após isso, aprenda a entender os princípios ativos de cada shampoo, ou seja, saber qual a proposta dele. Se é hidratante, nutritivo, restaurador, para cabelos coloridos, etc.

A informação é sempre de extrema importância para você aprender a escolher o melhor cosmético já sabendo das necessidades do seu cabelo.


Então procure sempre se atualizar com seu cabeleireiro ou tricologista e também aqui conosco.


Temos diversos posts que ensinam sobre a estrutura do cabelo, das necessidades dele e também indicações de produtos específicos para cada tipo de necessidades.

Aqui no blog temos um post chamado “CABELOS DE RAPUNZEL”. Nele eu pesquisei e contei pra vocês tudo o que você precisa saber sobre a composição dos fios e o processo de crescimento. Te aconselho a conferir a entender mais sobre os cabelos e assim não errar mais na escolha do seu shampoo, afinal, a escolha certa depende do quando você se conhece.


No geral:


Shampoo Hidratante – Devolve a água para os cabelos e é ideal para cabelos ressecados.


Shampoo Nutritivo – Ricos em óleos vegetais ou manteigas, ele devolve os óleos e a nutrição aos cabelos. Ideal para cabelos opacos, quebradiços e sem vida.


Shampoo Restaurador – Repoe a queratina e falhas nas estruturas internas dos fios.

Como dito, o ideal é você conhecer seu cabelo, a necessidade dele e focar nos princípios ativos do shampoo na hora da compra.


Quer conhecer mais sobre nossos shampoos e seus princípios ativos? CLIQUE AQUI

0 visualização