Cabelo Ralo ou Fino: Como Resolver?

Um tradicional caso de cabelos ralos é quando decidimos ficar com aquele cabelão, não é mesmo? É muito comum vermos o afinamento dos fios, principalmente nas pontas. Ficam aquelas pontinhas esvoaçadas, o cabelo não ganha massa e acaba não crescendo mais. Isso tudo, na maioria das vezes, nos faz cortar os fios com o intuito de acabar com essas pontas tão indesejadas.


Devemos lembrar também que o afinamento dos fios pode ser nele todo e não somente nas pontinhas.


Porque Isso Acontece?





A espessura do cabelo é determinada para as pessoas geneticamente. Existem pessoas que já nascem pré-determinadas a terem cabelo grosso ou fino, assim como existem pessoas dispostas a serem altas ou baixas.


Com o passar do tempo e o aumento da idade, o cabelo vai sofrendo afinamento por causa da falta de vitaminas, minerais e por questões hormonais. Fora isto, existem processos externos que podem intensificar o afinamento o uso de chapinhas e secadores constantemente, processos químicos sem acompanhamento adequado e banhos em piscinas com cloro, por exemplo.


4 Ideias Para Dar Volume aos Cabelos Finos


1. Lavar com shampoo neutro ou para cabelos finos - Segundo as dicas do hair stylist Sidney Akira em sua participação no programa “Você Bonita”, o cabelo fino necessita de produtos que dê volume a eles e shampoos hidratantes, por exemplo, acabam reduzindo o volume dos fios.


2. Temperatura da água – Como sabemos a água muito quente no couro cabeludo, faz a produção de oleosidade ser maior e acaba retirando o volume das madeixas, além de deixar aquele aspecto pegajoso.


3. Use leave-in do comprimento até as pontas – É importante saber escolher, use o leave-in específico para cabelos finos e numa quantidade pequena para não empastar os fios e dar o efeito contrário: a redução de volumes.


4. Faça um coque com cabelo húmido – Esse coque deve ser único e na parte de trás do cabelo. Depois de seco, você irá solta-lo e ver que os fios ficarão levemente ondulados. Você pode acelerar o processo com uso do secador.


Como Resolver a Produção de Cabelos Fino?





Segundo as dicas do Dr. Lucas Fustinoni em seu canal “Éclair”, é muito importante investigar os níveis hormonais, principalmente após uma certa idade. Pois com o passar dos anos a tendência natural é que os fios se afinem devido a essas alterações hormonais.


A predisposição genética a ter cabelos ralos, juntamente com a idade, alterações hormonais e fatores externos como: uso de chapinha, secadores, progressivas sem acompanhamento profissional, falta de vitaminas e minerais adequados, dentre outros processos acabam contribuindo para o afinamento dos fios.





Sendo assim, é muito importante que você tenha um acompanhamento com um tricologista e com um profissional capilar para te orientar neste processo de recuperação da massa capilar e engrossamento dos fios.

Gostaram das dicas? Experimente e nos diga o que achou ;)