Umectação Capilar! Dicas para devolver a nutrição aos cabelos

Hoje vim falar sobre uma dica muito interessante e de fácil acesso que é a umectação capilar. Você conhece essa técnica? Bom, provavelmente sim. Mas caso não saiba, a umectação capilar é uma técnica feita com óleos vegetais ou manteiga vegetal que traz a nutrição ao cabelo.


Mas, você sabe a diferença entre nutrição e hidratação capilar?


1. Hidratação Capilar - Ela repõe a água do cabelo, diminuindo o frise e evitando que os fios fiquem tentando pegar a umidade do ar, que é quando eles ficam arrepiados.

A exposição diária dos fios à poluição, calor, frio, água quente, chapinha, secador... contribuem e muito para a desidratação do cabelo.


2 Nutrição Capilar – Ela devolve nutrientes e lipídeos perdidos através de químicas e as exposições citadas anteriormente. Ela é necessária para deixar o cabelo forte e selar as escamas dos fios e é a base de óleos. Pode ser feita através de máscaras específicas, que são mais pesadas que as de hidratação, justamente pela composição de óleos e nutrientes específicos para o tratamento, e pode ser utilizada em todos os tipos de cabelo. Porém, é mais buscada por pessoas que possuem cabelos cacheados, crespos ou com algum tipo de química como a tintura.



Uma umectação caseira é feita através da aplicação de óleo vegetal no fio capilar. Pode ser óleo natural como azeite, óleo de coco, manteiga, até óleos mais elaborados e com propriedades mais intensas e específicas para cada cabelo, mas sempre de origem vegetal.


Forma de fazer


Divida o cabelo em duas partes, envolva o comprimento dos fios com seu óleo capilar preferido mecha por mecha.

Não é necessário utilizar na raiz do cabelo. Porém, se seu cabelo está muito ressecado ou é crespo, não há proibições para aplicar. Neste caso, massageie de forma circular o couro cabeludo.


Tempo de ação


Não existe uma regra de tempo de ação. O ideal é que você deixe-o agir por pelo menos uma e no máximo oito horas, segundo especialistas.


Uma dica! Pra você que tem o tempo muito escasso e quase não consegue parar e separar um tempinho mais longo para dedicar à umectação, ela pode ser feita à noite, dormir com ela e retira-la pela manhã durante o banho. Dessa forma você consegue deixar o óleo agir pelo período estimado no seu tempo de descanso. Bom, né?


Agora, se seu cabelo tem tendência à oleosidade, mas está sem brilho, ressecado e necessitando repor os nutrientes, o ideal é que você deixe por pouco tempo. Por exemplo, uns 20 minutos antes do banho e logo retirar para que não acumule um excesso de oleosidade e apenas reponha os nutrientes necessários.


Retirada do produto


A retirada do produto pode ser feita através de duas formas:


1 - LPU – Lavagem Pós Umectação:

Neste modo de retirada, você irá fazer um procedimento de lavagem normal após o tempo de pausa da umectação e deverá ser feita com uma linha capilar hidratante.

Dica de linha para lavagem final dos fios após a umectação:





Intensive Restoration – É rica em óleo de ojon, que é também conhecido como “milagre caribenho” por ser extraído da noz Palma Americana, uma palmeira típica do Caribe.


Benefícios dos seus ativos: É rico em ácidos graxos como o ácido oleico [ômega g] e ácido linoléico [ômega 6] e também ácidos graxos essenciais poliinsaturados.

O ácido linoleico evita o envelhecimento precoce e a perda da elasticidade da pele, além de conferir a recuperação dos lipídeos em cabelos danificados.


• A linha é composta por shampoo, máscara fluida e leave in e foi formulada para cuidar especialmente dos cabelos quimicamente tratados por terem uma maior necessidade de nutrição.


2 - Método UCPE - Umectar, condicionar, pausar e enxaguar.


Trata-se de um procedimento um pouco diferente.

Após o tempo de umectação, você irá condicionar o seu cabelo aplicando uma máscara ou condicionador capilar por cima do óleo já aplicado no cabelo. Este procedimento fará com que o óleo se misture ao creme e intensifique o processo. Após isso, haverá uma pausa de cerca de 20 minutos e depois de todo esse processo, você irá enxaguar todo o produto aplicado com um shampoo hidratante.


Quais óleos usar?


Os óleos indicados para umectação são os vegetais, podendo ser virgens ou com mais agentes para complementar os benefícios que você espera obter no tratamento.


A Equipe Absolute Cosméticos indica excelentes óleos para você utilizar na sua umectação caseira.


São eles:





Óleo Reparador Ouro – Possui princípio ativo de partículas de ouro, óleo de abyssinian, extrato de bardana e silsoft que promovem ação condicionante, brilho e emoliência aos fios. Proporciona 2x mais brilho, cabelos revitalizados e iluminados, além de ter ação anti-frizz.



Spray de Brilho e Luminosidade – Óleo capilar rico em óleo de coco. Ideal para proporcionar maciez, força e resistência à fibra capilar. Deixa o cabelo com brilho luminoso e toque sedoso.

Outra forma de utiliza-lo além da umectação é aplicando antes ou após a prancha a uma distante de 15 a 20 centímetro do fio capilar.




Reparador de Pontas Repair Rescue – Óleo capilar desenvolvido para formar um filme protetor sobre os fios e prevenir a formação de pontas duplas nos cabelos para um resultado regular e uniforme. Com uma combinação especial de silicones, previne o ressecamento e recupera o brilho, além de possuir ação anti-frizz

Outra forma de utiliza-lo é espalhando na mão, aplicando diretamente sobre os fios antes ou após a escova e/ou prancha ou acrescentado-o em máscaras, condicionadores e cremes para tratamento capilar.





Reparador de Pontas Ojon + Goji Berry – Restaurador capilar desenvolvido com silicone nobre, eficaz na eliminação do frizz e no aumento do brilho.

O mais bacana nos óleos Absolute Cosméticos é que além de você poder utiliza-los para umectar, você também poderá utiliza-los de forma mais rápida devido à sua potencialização instantânea.



Perfeito, não é? Com esses produtos seus cabelos estarão nutridos e revitalizados como eles necessitam estar.


Gostou das dicas? Conte-nos se já faz uso da umectação, deixe suas sugestões e dúvidas. Teremos prazer em respondê-los!


Ah! Não esqueça de conhecer nosso catálogo e cheio de produtos de alta qualidade para você cuidar dos seus cabelos e/ou oferecer aos seus clientes com o que há de melhor.


Grande abraço e até a próxima!