Você Sabia Que o Que Você Come Pode Afetar a Saúde dos Seus Cabelos?


Olááá meninas, tudo bom? Espero que sim!


Essa semana vamos falar de mais um assunto muito importante para saúde das nossas madeixas e que nem todo mundo sabe sobre: alimentação e seus efeitos no nosso cabelo.


Vocês sabiam que tudo que a gente come afeta a saúde dos nossos cabelo? E que algumas dessas coisas podem ser a causa daquela queda e daquele frizz suuuper indesejado? Pois é. Então vem comigo que eu vou contar para vocês tuuuuudo que eu sei sobre o assunto, desde como os alimentos afetam os fios, até como recuperar os danos causados pela alimentação indevida.


Vamos começar pelo princípio!


Quando nos alimentamos, seja de forma saudável ou de forma indevida, nosso corpo metaboliza todos os nutrientes e gorduras existentes naquele alimento, espalhando um pouco de tudo por todas as partes do nosso corpo, e cada parte absorve e lida com esses nutrientes de uma forma diferente, às vezes boa e às vezes ruim - aquela velha histórinha de que tudo que é demais faz mal (menos aquele boy mara né meninas?).


Querem ver um exemplo bem básico? Quando comemos muita fritura e gordura ficamos com a pele meeega oleosa, e geralmente com muitas espinhas. Então, esse é o jeito da sua pele dizer que tem algo errado, e com o nosso queridinho cabelo não é diferente. Quando nos alimentamos de algo que faz mal, ele nos avisa com a queda, com o frizz, com a oleosidade, etc. Vejam bem meninas, não estou de dizendo que essa é a ÚNICA e definitiva causa de todos os nossos problemas capilares, porém, é de fato de um grande impacto.


Entre os alimentos que mais nos atrapalham a ter aquele cabelo MA RA VI LHO SO, estão o açúcar, o carboidrato refinado (massas e pães brancos); e o álcool (que faz mais mal do que bem, mais tem uma galera que não vive sem!). Estes alimentos aumentam o nível de insulina no sangue, desequilibrando alguns dos nossos hormônios, o que acaba tendo um efeito negativo sobre os folículos capilares.


Carboidrados Refinados

Para se recuperar desses estragos, antes de mais nada, é necessário fazer uma limpeza e desintoxicar os fios e o organismo. Antes das vitaminas, o ideal é fazer um detox, para absorver melhor os nutrientes certos e ter um excelente resultado.


Então vamos para a parte maaaais importante, que é: O que comer e por quê comer?


Nossos fios são construídos por vitaminas, sais minerais, óleos e proteínas. Éééé meninas, nossos cabelos são muito mais que apenas fios! E para mantê-los saudáveis temos que ter uma alimentação balanceada contendo alimentos com todos esses nutrientes queridinhos pela nossa juba. Vou listar os mais importantes abaixo para ficar bem fácil de gravar:


Carne vermelha

Principal Fonte de Proteínas

“O alimento do cabelo é a proteína que está na carne vermelha. As proteínas B6 e B12 e o ferro são as mais eficazes na mineralização do cabelo. Quando temos um paciente vegetariano não o podemos obrigar a comer carne. Aí tem de se compensar com o consumo de vegetais, como o espinafre, a lentilha, o feijão, mesmo não sendo em percentagem igual à da carne” afirma o português, Ricardo Vila Nova, que possui um consultório em Londres que cuida dos cabelos de artistas como, nada mais nada menos que Angelina Jolie e Brad Pitt.


Peixe

Fonte de Ômega 3

Também conhecido por sua capacidade de lutar contra problemas de cabelos secos e quebradiços, o ômega 3 auxilia também no controle da queda dos fios e ajuda muito a ativar a circulação sanguínea inadequada no couro cabeludo. Os ácidos graxos DHA e EPA presentes no ômega 3 nutrem os folículos pilosos, tornando os cabelos mais fortes e saudáveis, e seus efeitos antioxidantes podem evitar o envelhecimento dos fios.


Leite

Fonte de Cálcio e Magnésio

A deficiência de magnésio pode resultar em inflamação e depósitos de cálcio nos folículos pilosos. A calcificação do couro cabeludo contrai o fornecimento de sangue para os folículos pilosos, causando redução do fluxo de nutrientes. O magnésio tem a ação de dissolver os depósitos de cálcio, devolvendo a oxigenação e alimentação ao fio de cabelo


Ovos

Fonte de Vitaminas, Proteínas, Ferro, Cálcio e Magnésio

O Ovo é praticamente um conjunto de cápsulas de vitaminas em apenas 1 alimento. Ele é rico em Vitaminas – A , D, E, K, Complexo B – Minerais – ferro, fósforo, manganês, potássio e sódio. Quer saber como cada uma delas ajuda no seu cabelo? Então dá uma olhadinha nessa matéria aqui!


Grãos como Aveia, Soja e Castanhas

Contem óleos e Minerais Saudáveis

Produtos integrais são fonte de Niacina, uma vitamina importante para os cabelos. Além disso, a Aveia, chia, feijão-branco, linhaça, quinoa e outros grãos integrais são fontes de zinco, que favorece o crescimento e o fortalecimento dos fios.


Legumes

Vitaminas A, C, B6 e Minerais

A escassez das vitaminas A, C e B6, assim como a de alguns minerais na dieta, deixa os fios quebradiços, secos, finos, sem brilho e podem levar à caspa, a um crescimento lento e até à queda do cabelo. Os legumes são grandes aliados para combater estes problemas.


Verduras

Excelentes Antioxidantes;

São fonte de Vitamina E, que previne o aparecimento dos radicais livres e auxilia na formação de novos fios.


Frutas

Gente, as frutas contém quase todo tipo de vitaminas, e fazem muuuito bem ao nosso cabelinho (vale muito a pena fazer uma saladinha de fruta e comer no amor!). Dentre os benefícios, está o crescimento, que é motivado pela vitamina C (encontrada principalmente em frutas cítricas).


Como podem ver, o ideal é ter uma alimentação bem balanceada e saudável, que não vai fazer bem apenas aos seus cabelos, mas a sua vida de um modo geral.


Beijos meninas, e até a próxima